3 passos para uma rotina rápida de cuidados com a pele (e um plus)


 

1. Proteção solar

Você sabia que 90% dos casos de câncer de pele e 85% do envelhecimento pode ser atribuído ao sol? Por isso, não dispense o protetor solar nem em dias nublados!

 

– Os produtos multifuncionais são super práticos, mas atenção: eles devem ser filtro solar com outros benefícios e não hidratante ou maquiagem com um pouco de filtro;

 

– Opte por FPS igual ou superior a 30 (ou 50, para pacientes de pele clara) com proteção contra a radiação UVA/B;

 

– Escolha um filtro de toque agradável, que espalha facilmente e não seja gorduroso;

 

– Os filtros em pó são boas opções para retoque, mas não servem como primeira linha de proteção.

 

 

2. Higiene

 

– Escolha um sabonete ou gel de limpeza específico para a pele do rosto;

 

_ Se usar o mesmo sabonete do corpo, opte por syndets, que são géis de limpeza sem sabão ou sabonetes líquidos hidratantes de bebê.

 

– O ideal é que a higiene seja suave, sem agredir;

 

– Lave o rosto 1 ou 2 vezes ao dia.

 

 

3. Hidratação

 

– A pele hidratada reduz o risco de irritações e alergias, além de melhorar a tolerância aos tratamentos dermatológicos;

 

– Mesmo quem tem pele oleosa deve hidratá-la.

 

- O idela é usar um hidratante próprio para o rosto, porque o de corpo é mais gorduroso. Mas se optar pelo uso do creme do corpo no rosto, escolha loções hidratantes que possuem uma textura mais fluida, sem fragáncia e sem corante. 

 

 

Plus: antioxidantes e ácidos 

 

O papel dos antioxidantes é de melhorar a proteção da pele contra os danos solares, incrementar a textura e a luminosidade da pele, estimular o colágeno e diminuir manchinhas. O antioxidante mais estudado, e queridinho dos dermatologistas, é a vitamina C. Seu uso, em geral, é recomendado pela manhã.

 

Já os ácidos promovem renovação celular, melhora da textura da pele, estímulo de colágeno, reduzem a aparência de poros e de acne. Os preferidos são os retinóides (tretinoína, retinol, adapaleno, retinaldeído) e os hidroxiácidos (com o ácido glicólico).  

 

Entretanto, ambos precisam ser prescritos pelo seu dermatologista!

 


31/05/2022