Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. A campanha objetiva difundir informações para o diagnóstico precoce, por meio do cuidado com o corpo, ao observar sinais e pintas suspeitas, além de desconstruir a cultura de que só devemos prestar atenção em outros tipos de câncer.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer da pele é o tipo de câncer mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
Câncer de pele não melanoma x melanoma:
O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil em ambos os sexos, o mais relacionado à exposição solar e menos grave que o melanoma, mas pode causar deformações devido às necessárias abordagens cirúrgicas, muitas vezes extensas se diagnóstico tardio. Já o melanoma é a forma mais grave; ocorre mais raramente e pode levar à morte. Ambos têm cura se forem descobertos logo no início.
A doença pode ter seu risco minimizado com o uso de protetores solares, e por meio de outros tipos de fotoproteção, como o uso de chapéus, roupas com fator de proteção solar, óculos escuros e escolha adequada do horário de exposição ao sol. Porém, de acordo com dados da SBD, mais de 60% dos brasileiros não usam nenhum tipo de proteção no dia a dia.
O filtro com fator de proteção solar (FPS) 30 deveria ser utilizado diariamente por pessoas de todos os tipos de pele. Já as pessoas com risco e histórico de câncer da pele na família e que possuem a pele e os olhos mais claros ou exposição solar importante, devem fazer uso do filtro com FPS 60, sobretudo nas idas à praia ou piscina e nos horários de maior incidência de radiação ultravioleta, entre 10h e 15h.
CARCINOMA BASOCELULAR (O CÂNCER DE PELE NÃO MELANOMA MAIS COMUM):
CARCINOMA EPIDERMÓIDE OU ESPINOCELULAR (O SEGUNDO TIPO DE CÂNCER DE PELE NÃO MELANOMA MAIS COMUM):
MELANOMA:
Por: SBD e Inca - 12/12/2021
© Certto Tecnologia 2006 - 2025 . Todos os direitos reservados