Não. O protetor solar é indispensável em qualquer estação do ano, pois mesmo em dias nublados e chuvosos, o sol não deixa de emitir radiação solar UVA e UVB, que podem ser nocivas à pele.
Os raios UVA são um tipo de luz ultravioleta com intensidade constante durante todo o ano, que penetra profundamente na pele. Os raios UVB penetram superficialmente na pele e causam as queimaduras solares. Ambos contribuem para o envelhecimento da pele e o surgimento de câncer.
Quando aplicado corretamente, o protetor solar ajuda a prevenir diversos problemas, como envelhecimento precoce, ressecamento da pele, lesões pré-cancerosas e até mesmo câncer de pele.
Como escolher o protetor certo?
O fator de proteção solar (FPS) é uma das coisas que determina a eficácia de um protetor solar. O número FPS indica quanto tempo podemos ficar expostos aos raios solares com proteção.
Por exemplo: se a pele de uma pessoa demora cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, usando um filtro solar de FPS 30 (o mínimo indicado)ela consegue ficar 30 vezes mais do que esse período, ou seja, 150 minutos!
É recomendado aplicar o protetor solar de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol, com reaplicações regulares, a cada duas ou três horas.
Quanto aplicar?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a regrinha da colher de chá:
- uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça
- uma colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás
- uma colher de chá para cada braço
- uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.
09/05/2022
© Certto Tecnologia 2006 - 2025 . Todos os direitos reservados